11.10.13

20 anos

Bastaria recuar 20 anos. O meu mundo novamente sem telemóveis. Os telefones de fio, os números metidos num disco. O meu mundo sem computadores. Somente papel, a caneta, os ctt. O telefone a tocar sem sabermos quem do outro lado. Bastaria recuar 20 anos, tantos, eu sei, já assim tantos, já passaram tantos. Agora já digo como a minha mãe dizia há vinte anos sem que eu fosse capaz de imaginar o que seria, aliás, como seria sentir quando dizemos : «Há 20 anos, no meu tempo...». Hoje, no jardim botânico, lembrei-me muito da colcha branca sobre a cama da minha avó materna. Quis deitar-me sobre ela toda a tarde. Quis deitar-me nela o resto da minha vida. Sem telemóveis, sem computadores, a minha mãe com a minha idade de hoje, 33 anos, a minha mãe a dizer-me «Há 20 anos...» e eu apenas só um instante no presente. Eu apenas eu.